3 de outubro de 2011

Apresentação

Para o primeiro post, resolvi trazer a história de Anneliese Michel, uma garota alemã que acreditava estar possuída por uma legião de demônios. Mas antes, vamos às apresentações.

Eu sou a Akira, paulistana, que adora esse submundo misterioso e sobrenatural que se torna inexplicável na maioria das vezes. Curiosa, viciada em filmes e livros, tenho uma paixão enorme por Vladimir Nabokov.

Vamos ao post? 

Anneliese Michel: Doença Mental ou Possessão?

Nascida em 21 de Setembro de 1952, Anneliese era a mais velha das 4 irmãs. Teve uma infãncia completamente normal, mas na adolescência, exatamente aos 16 anos, teve seu primeiro contato com o sobrenatural e tal evento foi caracterizado pela medicina como um ataque apilético. Mesmo admitida em um hospital psiquiátrico, Annnelise não teve melhora, e seu estado evoluiu visivelmente.
Deixou de ser uma garota de comportamento condizente à sua idade, para agir de maneira completamente estranha: rasgava suas roupas, cavava o chão e comia os insetos que encontrava, bebia a própria urina, e num trágico episódio, fez 600 genuflexões até quebrar ambas rótulas dos joelhos.

Por ter sido criada em uma família católica, a garota relacionou seus ataques à possossões demoníacas, e quis se submeter então, a um exorcismo católico. Seus pais recorreram à Igreja Católica em 1973, com um pedido de exorcismo, mas teve seu pedido negado, pois a Igreja determina possuído aquele que dentre outras coisas, fala línguas desconhecidas com variados tons de vozes simutaneamente, manifesta poderes inumanos e mostra aversão à objetos religiosos.

Foi nesta época que um padre exorcista chamado Ernest Alt entrou na vida de Anneliese. Este homem, conhecido como 'perito' no assunto, acompanhou boa parte da vida da garota, e com a convivência notou que sim, ela tinha 'sintomas' suficientes para um exorcismo. Então, o próprio Ernest Alt solicitou ao Bispo  Josef Stangl, mas apenas em 1975 que o pedido foi autorizado.

Foram feitas 67 sessões de exorcismo em Anneliese, todas documentadas em quarenta fitas de audio, e tamém em algumsa fotos. As sessões eram violentas devido a força atribuída à jovem que em diversas vezes teve que ser acorrentada ou amarrada de alguma forma, pois a força de 3 homens não conseguia segurá-la. Quando questionada durante uma sessão sobre quem era, a menina dizia que em seu corpo estavam Lúcifer, Caim, Judas,Nero, Hitler e Fleischmann.

Quando não estava acordada tendo os ataques, Anneliese entrava num sono profundo, parecido com o coma, um transe, onde ficava por dias. Em um destes sonhos, relatou ter encontrado a Virgem Maria que lhe deu a opção de partir para o mundo celestial, estando assim, liberta dos demônios que a cercavam, ou continuar viva para provar ao mundo que os demônios existem; e Anneliese escolheu viver.

No dia 1 de Julho de 1976, Anneliese parou de ter convulsões e morreu enquanto dormia, aos 23 anos de idade. Em sua autópsia, foi diagnosticada morte por falência múltipla dos órgãos, desnutrição e desidratação, pesando pouco mais de 30 kilos.

O Caso Klingenberg

Estes acontecimentos tornaram-se público, dividindo as opiniões populares, médicas e judiciais; passou então a ser conhecido como "O Caso Klingenberg". Devido ao resultado da autópsia, os pais da garota, o padre exorcista e os envolvidos nas sessões foram condenados por negligência médica. No tribunal, ouveram debates de ambos os lados mas todos foram culpados e condenados a seis meses em condicional, sob fiança.

Nos dias atuais, o túmulo onde Anneliese está enterrada ainda é visitado por fiéis.

Cinema

Existem dois filmes sobre o caso: "The Exorcism of Emily Rose", do diretor americano Scott Derrickson, e "Requiem", do diretor alemão Hans Christian Schmid.

* Este segundo filme eu gostaria muito de ver, talvez tenha uma segunda perspectiva e conte alguma curiosidade que a versão de Scott Derrickson deixou passar. Quanto ao "Exorcismo de Emily Rose", recomendo. Embora eu seja suspeita pra falar, uma vez que este caso é o que mais me intriga.

 Foto de Anneliese em seu anuário escolar

Abaixo, um fragmento de áudio de uma sessão de exorcismo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário